quarta-feira, 7 de maio de 2008

14º Semana

Minha Gravidez Semana a Semana


O comprimento do feto varia de 80 a 93mm com peso estimado em 25g.
Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer.
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.
O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.
Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.


Conhecendo seu corpo

Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.
A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.
O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.
ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).


5 comentários:

A Mulher Moderna disse...

A minha última novidade é que... menstruei. Putz! Jurava que esse mês tinha acertado... Enfim, lá vamos nós!!
Beijocas!!

Jackeline disse...

Feliz dia das Mães!!!!!!!!!!!!!!! Futura mamãe.

Anônimo disse...

Pati!! Tudo bem? Saudades!!

Espero que seu dia das mães tenha sido ótimo!

Estou em falta com o blog... mas morro de saudades

Beijos

Van
mundodavan.blogspot.com

Vivi a mamãe do Francisco disse...

Olá... estamos passando pra desejar uma otima semana pra vcs...

Beijos

Rita de Cássia disse...

Bom fofinha, feliz dia das mães atrasado.... Bom, aproveita tudo que puder, pq essa fase é muito passageira, e sei o q está passando na sua cabecinha, como ele vai ser, vai se parecer com qm? Mas relaxa, daqui a pouco vc consegue ter uma noção no ultra, do mesmo jeito q eu vi o Kauê no ultra e nos meus sonhos ele veio.
Engraçado é q sempre falava q qndo tivesse um filho seria Guilherme, mas desisti deste nome pois me lembraria um ex namorado, no meu caso fofinha, tbm qriamos menina, escolhemos tudo pra menina, naté o nome, ia ser Ana Carolina, mas um dia antes do ultra-som, eu sonhei q seria menino, e foi mesmo. Mas antes disso fiz outra ultra pra conferir o sexo, assim como vc. Por t conhecer como eu conheço, tenho certeza q seja menino ou menina, será muito amado e muito mimado. Espero q me deixa atualizada, entra no meu album do orkut q tem algumas fotos do Kauê, dá uma olhada. Ah, estou ficando conectada de seg a sexta das 8 as 18. Bjinhos.....sucesso e felicidades pros 4. (vc, gui, fá, e a "feiosa" - penelópe.rsrsrs